Pão de Chia!

DSC01023

Há 1 ano atrás fiz uma postagem aqui  no blog sobre as sementes de chia. Nesta época elas nem existiam ainda aqui no Brasil. Hoje já podemos encontrá-la aqui no Brasil e a sua farinha também. Desde essa época, a postagem não sai da lista das 10 mais lidas. Sabemos que a chia é uma alimento maravilhoso, mas o que fazer com ela? Criei então a receita deste pão gostoso e nutritivo, perfeito para o café da manhã e para começar um dia cheio de energia!
Pão de Chia Sem Glúten e Sem Leite:
– 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz;
– 1 e 1/2 xícara de polvilho doce
– 1/2 xícara de sementes de chia (eu usei chia branca e o pão ficou com cor de inhame. Se usar a chia preta, mais comum, o pão certamente ficará mais escuro);
– 3 colheres de chá de CMC;
– 2 colheres de sopa de açúcar;
– 1 e 1/2 colher das de chá de sal;
– 2 ovos;
– 3 colheres das de sopa de azeite;
– 1 e 1/2 xícara de chá de água morna, tolerável ao toque, como se fosse para mamadeira de bebê;
– 1 colher das de sopa de fermento biológico granulado instantâneo;
– 1 colher das de chá de vinagre branco.

DSC01018

Modo de fazer:
1º Unte e enfarinhe uma forma para pão média.
2º Na vasilha da batedeira misture todos os ingredientes secos, inclusive o fermento.
3º Em outra vasilha misture os ingredientes líquidos.
4º Junte os líquidos aos secos e bata em velocidade baixa para misturar. Aumente para a velocidade máxima e bata por 3 minutos.
5º Transfira a massa para a forma preparada. Coloque-a dentro de um local quente e abafado para crescer até atingir o topo da forma. Num dia quente esse processo dura 20 minutos.
6º Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180º C.
7º Leve o pão ao forno e asse-o por cerca de 35 minutos. Ele fica dourado, com a casca firme. Desenforme-o sobre uma grade para esfriar.
OBS: Pode ser congelado. Para consumi-lo, congelado ou não, esquente-o no micro-ondas, no forninho, ou grill ou torradeira, assim fica macio de novo.
Bom apetite!

Fonte:Cozinha sem glúten e sem leite