Metade da população brasileira está acima do peso

Consumo de gordura saturada é a preocupação do governo em relação a saúde do Brasileiro

Do R7

Metade da população brasileira está acima do peso, divulgou nesta terça-feira (27) o ministério da saúde com base na pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

De acordo com o levantamento, 51% da população brasileira estão acima do peso. O aumento da obesidade atinge 18% das mulheres e 16% dos homens.

Segundo o secretário de Vigilância de Saúde Jarbas Barbosa, embora seja a primeira vez que o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população, frutas e hortaliças estão regularmente no cardápio do brasileiro com mais de 12 anos de estudo.

— Nutricionistas apontam que o brasileiro tem uma dieta equilibrada, mas o real problema é a substituição da alimentação saudável por produtos industrializados com alto nível calórico.

De acordo com a pesquisa, o envelhecimento das população reflete positivamente na alimentação saudável do brasileiro. O indicador que preocupa é o consumo excessivo da gordura saturada, mais da metade da população consome leite integral regularmente.

Para o secretário, o governo tem o desafio de barrar o crescimento contínuo de excesso de peso e obesidade no Brasil.    — Podemos combater obesidade desde cantina da escola à lanchonete da empresa e os pais não substituírem água por refrigerante.

Exercício físico

A pesquisa apontou homens são mais ativos no tempo livro do que as mulheres, sendo que 45 % da população com mais de 12 anos de estudo praticam algum tipo de atividade física no horário livre.

O levantamento, realizado anualmente nas capitais brasileiras desde 2006, apresenta indicadores da saúde do brasileiro, como excesso de peso e obesidade, alimentação, sedentarismo e consumo de álcool.