Carioca muda o estilo de vida, perde 27 kg e corre Meia Maratona do Rio

Marcelo, de 31 anos, decidiu perder peso após ver fotos de uma viagem. Junto com a nova dieta e a atividade física, ele também largou o cigarro.

Marcelo perdeu 27 após ver sua foto em uma viagem da Disney; imagens mostram o carioca antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Colombo)

Marcelo perdeu 27 após ver sua foto em uma viagem da Disney; imagens mostram o carioca antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Colombo)

Uma viagem para a Disney, nos Estados Unidos, em março de 2011, foi decisiva na vida do contador Marcelo Colombo, de 31 anos. Após voltar para o Brasil e ver fotos suas, ele tomou um susto e percebeu que estava muito acima do peso. “Fui engordando e não notei. Quando voltei, decidi procurar ajuda e, na minha primeira avaliação física, veio a bomba: 108 kg e 35% de gordura corporal”, lembra o carioca, de Niterói.

Sem fumar desde o final de 2010, Marcelo conta que trocou o cigarro pela comida e começou a descontar todo o nervosismo e ansiedade em “porcaria”, como ele mesmo define. “Não tinha nenhum limite, a comida estava ali, eu comia”, diz. Decidido a mudar o estilo de vida, ele procurou uma nutricionista para adequar sua alimentação. “Incluí muitas frutas e verduras, que eu nunca comia. E deixei também um dia de recompensa na semana para comer algo que eu gostava, mas em quantidade reduzida”, lembra.

Desacostumado a comer alimentos mais saudáveis, Marcelo estranhou no início, mas logo se animou ao perceber os benefícios da nova dieta. “Fui vendo resultado e comecei a procurar opções gostosas dentro da alimentação saudável”, conta.

No início, morando com os pais, o carioca lembra que foi fácil seguir a rotina alimentar, mas quando resolveu morar sozinho, começou a ter dificuldades. “Voltei a comer besteira e engordei um pouco. Mas hoje eu faço minha comida ou pego algo na casa da minha mãe”, diz.

Junto à nova dieta, Marcelo começou na academia com exercícios leves e sem muito impacto. “Já tinha feito, mas sempre abandonava. Quando faltava tempo, a academia era sempre a primeira coisa a ser cortada. Daquela vez, resolvi que seria diferente”, lembra o contador. Para ajudá-lo a manter a promessa de ir, no mínimo, 4 vezes por semana, ele encontrou uma academia ao lado do trabalho. “Era uma obrigação porque eu passava na frente todo dia. Então fazia de manhã, na hora do almoço ou sempre que dava”, conta.

Em agosto, Marcelo correu 21 km na Meia Maratona do Rio (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Colombo)

Em agosto, Marcelo correu 21 km na Meia Maratona do Rio (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Colombo)

Com o tempo, ele foi se aventurando em exercícios cada vez mais complexos e logo descobriu a paixão pela corrida. “Antes eu não conseguia correr mais de 1 minuto na esteira. Com muito treino, fui melhorando meu ritmo até que peguei gosto”, diz o contador.

Marcelo gostou tanto de correr que, em agosto deste ano, decidiu participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro. “Eu já corria na rua nos finais de semana, mas foi a minha primeira maratona”, conta.

O carioca terminou o percurso de 21 km em 2 horas e 11 minutos e já tem a ambição de reduzir esse tempo no próximo ano. “Quando terminei a corrida, tive uma sensação de dever cumprido e alívio. Nunca imaginei que correria uma maratona na vida”, avalia.

Atualmente com 81 kg, 27 kg a menos do que tinha quando voltou dos Estados Unidos, o carioca acredita que sua vida mudou. “Fiquei mais animado e disposto para sair e trabalhar e melhorou também meu relacionamento com as pessoas”, afirma. Sem fumar há 3 anos e mantendo sua rotina de dieta saudável e atividade física, ele dá a dica para quem quer perder peso. “Tem que ter o exercício como algo fundamental e não se culpar se não der para fazer em algum momento. É importante ter perseverança e não desistir. Faça por você mesmo e não para mostrar para alguém”, defende.

"É importante ter perseverança e não desistir. Faça por você mesmo e não para mostrar para alguém", recomenda o carioca, com 81 kg (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Colombo)

“É importante ter perseverança e não desistir. Faça por você mesmo e não para mostrar para alguém”, recomenda o carioca, com 81 kg (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Colombo)

Fonte:Bem    Estar-G1