Alho negro tem efeito termogênico

Comer alho faz bem à saúde, já que as substâncias desse tempero tem inúmeros benefícios. Porém, o alho negro oferece ainda mais vantagens

Por Natália de Oliveira Rio de Janeiro

sabor do alho normal pode não agradar, mas talvez do alho envelhecido sim. O alho negro não tem só um sabor único, mas também pode ser um bom aliado a nossa saúde.  Comer alho faz bem à saúde, já que as substâncias desse tempero tem inúmeros benefícios. Porém o alho negro tem benefícios ainda maiores.

O alho negro é um alho comum que passa por um processo de maturação, onde não se adiciona nenhum tipo de aditivo. Faz- se apenas o controle da umidade e da temperatura. Feito esse processo, ele adquire uma cor escura, sabor mais adocicado, além de uma textura mais macia. Fica bem similar a uma bala de goma com o paladar próximo de melaço, ameixa preta, com um leve sabor de alho no fundo. Ao contrário do alho fresco, não possui ardor e não deixa as características marcantes como um hálito forte.

Alho negro euatleta (Foto: Getty Images)

Alho negro produz um nível elevado de antioxidantes comparado ao alho normal (Foto: Getty Images)

O alho negro vem sendo um substituto viável para aqueles que querem os benefícios do alho, sem os seus inconvenientes. De acordo com o antioxidantes Guia, com o processo de fermentação, o alho preto produz um elevado nível de antioxidantes comparado ao alho normal. Logo, contribui para o reparo e danos causados as células do corpo. Esses antioxidantes podem também melhorar a função imune, de acordo com a Associação Americana de Dietética, reduzindo o risco de infecções e outras doenças.

Estudos comprovam que o alho negro também atua na prevenção do colesterol e aterosclerose através de uma substância que se faz presente com o envelhecimento do alho. Sua atividade anticancerígena ainda está sendo estudada, não há nenhuma comprovação científica. Uma das principais características do alho escurecido está no seu efeito termogênico. Ele aumenta a temperatura corporal estimulando o sistema nervoso, que acelera o nosso metabolismo basal.

Com esse metabolismo mais acelerado, o corpo é capaz de queimar mais calorias e consequentemente perder mais gordura corporal. Esse alho tão mais agradável, já é bastante utilizado por grandes chefs como tempero de saladas e risotos. Por ser macio e doce, pode ser utilizado em diversas preparações, tanto salgadas quanto doces e até mesmo in natura. Encontrar o alho negro não é fácil, mas vale a pena procurar em casas de produtos naturais.

A melhor maneira e quantidade de consumi-lo deve ser feita com a orientação de um profissional para que se possa adquirir os seus reais benefícios.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.